terça-feira, 24 de setembro de 2013

Resenha: Cativos e Libertos - Vera Lúcia Marinzeck por Antônio carlos



Autores: Antônio Carlos psicografado por Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho
Ano: 1993
Editora: Petit
Número de Páginas: 207
Gênero: Romance Espiritualista
Nota: 5/5

Sinopse: Tudo se inicia quando Jorge, o personagem principal, retorna de Paris, onde passara cinco anos complementando seus estudos. Repleto de saudade dos familiares ansiava por reencontrar a família e principalmente Laurinda, a jovem moça que lhe fora prometida em casamento. Além do diploma de Engenharia, Jorge trazia idéias abolicionistas divulgadas na Europa e sonhava em trabalhar pela libertação dos escravos no Brasil. Mas tristes acontecimentos o aguardavam em seu retorno: o pai havia falecido há algum tempo, Laurinda havia se casado e seu irmão foi assassinado no dia de sua chegada. Como a polícia nada fez para apurar qual o responsável pelo crime, o rapaz sentiu-se obrigado a permanecer na fazenda da família e iniciar as investigações por sua própria conta, abandonando seus sonhos e projetos. Uma história emocionante – Skoob.

Uma história repleta de ação, emoção, ódio, vingança, romantismo e aspectos históricos do período da escravidão,  que vai te prender do início ao final.

Ambientada no período do Brasil Colonial,  tudo começa quando Jorge, um jovem engenheiro formado em Paris retorna ao Brasil, após passar 5 anos na Europa, sua pretensão é logo que desembarcar no Rio de Janeiro ir à fazenda rever seus familiares e logo após seu casamento retornar à capital, mas o destino lhe reserva vários acontecimentos  agradáveis e desagradáveis, que o impede de seguir com os seus sonhos, que fatos serão esses?Jorge é um jovem engenheiro à frente do seu tempo, criado numa família católica, mas sua temporada na Europa o faz conhecer outra religião, que o ajudou muito, tanto no seu crescimento pessoal como espiritual, que religião será essa? Pode-se dizer que é um homem de bom coração e cauteloso. Ele mostrará que para se resolver determinada situação, não precisamos usar a força e sim o amor. Que precisamos conviver com os nossos irmãos de igual para igual, independente de cor, religião ou classe social.

Nessa história conheceremos mais alguns personagens como:

- Sinhá Catarina, viúva do Coronel Joaquim ,mãe de Jorge, José,Carlota e e Maria da Glória.Uma mulher super conservadora, acredita que mulher tem que ser submissa ao homem.

- Coronel Francisco de Souza, viúvo de Raquel, pai de Marcina, João, Lucas, Chico e Tamira.Um homem com o coração repleto de ódio, e que maltrata seus escravos.

- Marcina, uma moça super meiga e que odeia as atrocidades que seu pai comete com os escravos, mas após vários anos de submissão ela finalmente será feliz ao lado de um homem super amoroso, quem será ele?

- Pai Tomás, um ex-escravo, que conversa com os mortos e mora na Fazenda Assombrada.

Que fato terá acontecido na Fazenda que recebe o nome de Fazenda Assombrada?E Pai Tomás qual será sua contribuição nesse história?

- João, irmão de Marcina, tem o mesmo temperamento de irmã, estudou em São Paulo e não suporta os feitos do seu pai. No final será muito feliz ao lado do seu amor, quem será o amor de João?

Mas além desses existem outros personagens que você pode se identificar.E ai a curiosidade aflorou?Quer saber quem são os outros personagens e o que foi que aconteceu nessa trama, que mudou completamente o destino de Jorge e de outras pessoas também? Leiam, vocês irão gostar e ainda poderão refletir sobre assuntos como vingança, vidas passadas, deficiência mental, entre outros.
No final o  amor sempre vence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário